Wine Is Not an Emulator

O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e noutros sistemas operativos compatíveis com POSIX. Os programas Windows a correr no Wine agem como se fossem nativos, executando sem as penalidades de desempenho ou uso de memória de um emulador, com um visual semelhante às outras aplicações do seu computador.

O projecto Wine começou em 1993 como uma maneira de suportar a execução de programas do Windows 3.1 em Linux. Bob Amstadt foi o coordenador original, mas cedeu o seu lugar relativamente cedo a Alexandre Julliard, que tem coordenado desde então. Com o passar dos anos, foi adicionada portabilidade para outros Unixes, juntamente com o suporte para aplicações Win32 à medida que estas se tornavam populares.

O Wine continua em desenvolvimento e não é ainda aconselhado para um uso genérico. No entanto, muitas pessoas acham-no útil para executar um número crescente de aplicações Windows. Por favor visite a Base de dados de Aplicações para ver relatórios de sucesso ou falhanço de centenas de programas Windows, assim como a Base de dados de Bugs para uma lista de problemas conhecidos, e a página de Estado para uma vista global do progresso de implementação do Wine.

Uma larga diversidade de programadores do Wine podem ser abordados nos forums Wine. Comentários sobre o site winehq.org podem ser feitos por email para web-admin_at_winehq.org. Alexandre Julliard coordena o projecto Wine, e pode ser contactado por email em julliard_at_winehq.org.

Name Changed
Comments 0
openSUSE Build Service is sponsored by